Doenças de Pele

Abaixo são citadas as doenças de pele mais comuns, com uma breve descrição.

Pitiríase versicolor

Conhecida popularmente como “micoses de praia/piscina” ou “pano branco”, é um tipo de micose que, ao contrário do que muitos imaginam, não se "pega" de ninguém e nem se "passa". É causada por um fungo denominado Malassezia sp. que tem como habitat principal nosso couro cabeludo. Esse engano se dá pelo fato de que ao se ir à praia/piscina, a pessoa já tem o fungo na pele e ao bronzear-se, no local em que o fungo está ele funciona como uma espécie de protetor solar, não permitindo que essa região da pele fique bronzeada daí então a pessoa tem a falsa impressão de que "pegou" a micose na praia/piscina.

Algumas pessoas possuem uma tendência maior a desenvolver a doença e, por ser um fungo que já vive em nossa pele, a doença pode voltar a se manifestar principalmente na época de calor.

A doença se caracteriza por manchas esbranquiçadas e/ou acastanhadas e/ou avermelhadas (daí o nome versicolor), podendo apresentar pouca descamação, em região de tronco, braços, pescoço ou face, regiões onde há maior concentração de oleosidade.

As manchas podem persistir por um tempo após o tratamento, mas tendem a desaparecer após normalizar o tom da pele (quando sai o tom bronzeado) ou por nova exposição solar.

Obs.:

Os textos e fotos contidos no site têm caráter meramente informativo, não substituindo de forma alguma uma consulta médica.

É imprescindível consultar seu médico para que ele possa avaliar a lesão.