Doenças de Pele

Abaixo são citadas as doenças de pele mais comuns, com uma breve descrição.

Ceratose actínica (ceratose solar)

As ceratoses ou queratoses actínicas são lesões que surgem nas áreas da pele continuamente expostas ao sol e são resultado do efeito acumulativo da radiação ultra-violeta do sol sobre a pele durante toda a vida. As pessoas de pele clara e que se expuseram de forma intensa e repetida ao sol são as mais afetadas.

As lesões aparecem principalmente na face, couro cabeludo (homens calvos) e dorso dos braços e das mãos. Podem ter vários aspectos: avermelhadas e descamativas, manchas de cor escura discretamente elevadas e rugosas ou lesões ásperas, bastante elevadas e endurecidas.

O número de lesões varia muito, podendo ser desde lesão única até áreas de pele completamente recobertas por ceratoses. As escamas endurecidas que recobrem as ceratoses podem se soltar devido a traumatismos mas voltam a se formar.

As ceratoses actínicas estão incluídas entre as dermatoses pré-malignas pois podem, eventualmente, se transformar em um câncer de pele.

Quando ocorre a transformação em câncer da pele, as ceratoses tornam-se mais elevadas, pode haver vermelhidão na sua base e sangram com facilidade a pequenos traumatismos.

Por serem lesões que tem como fator desencadeante a exposição à luz solar, é recomendado a proteção diária com uso de filtros solares.

Obs.:

Os textos e fotos contidos no site têm caráter meramente informativo, não substituindo de forma alguma uma consulta médica.

É imprescindível consultar seu médico para que ele possa avaliar a lesão.